Políciais

Policial santanense salva vida de duas crianças em Lajeado

Publicado dia 03/10/2019 às 19h19min | Atualizado dia 03/10/2019 às 19h46min
Dois casos em que se precisa agir rápido

Duas crianças afogadas, um bebê de 19 dias e um menino de 4 anos, foram salvos na segunda e terça-feira desta semana por ações efetivas de policiais militares de Lajeado. Em ambos os casos foram utilizadas técnicas de primeiros socorros por telefone, no 190, e em um deles policiais da Força Tática, com experiências como salva vidas no verão, ajudaram no atendimento, entre os policiais está o Santanense Bruno Neves, que reside e trabalha em Lajeado há mais de 10 anos.

 

O caso mais grave foi na tarde de terça-feira no Bairro Imigrantes, em Lajeado, um menino, o Enrico de 4 anos se afogou na piscina de casa. Foi encontrado pela família submerso, boiando e sem sinais vitais.

 

Enquanto que a família era orientada em como reanimar a criança pela soldado rádio operadora da Sala de Operações, Tatiane Purper, uma guarnição da Força Tática foi informada sobre um afogamento e iniciou um rápido deslocamento até o endereço informado.

 

Quando os policiais chegaram ao local, o menino tinha voltado a respirar depois que familiares realizaram o procedimento indicado por telefone, mas ainda permanecia inconsciente. Neste momento, a guarnição realizou novamente os procedimentos de reanimação da vítima e o menino começou a chorar e recuperou a consciência.

 

A criança sobreviveu mesmo com alto grau de afogamento porque foram feitas duas manobras e ela levada de forma técnica e rápida, pelos próprios policias, para a emergência do hospital.

 

Caso do bebê de 19 dias


Na segunda-feira, houve outro salvamento de um bebê de 19 dias, engasgado com a saliva, realizado pelo polícial militar atendente do telefone de emergência ( 190) de Lajeado. Neste fato a mãe recebeu por telefone as orientações para realizar a Manobra de Heimlich, realizou e consegui reanimar o bebê.

 

Importante saber manobras


O comandante do 22ºBatalhão de Policia Militar de Lajeado, major Marcelo de Abreu Fernandes destaca que é muito importante o preparo dos policiais, mas também da família. “É recorrente casos de afogamento de crianças na região. Sabes fazer a manobra em casa é uma

 

Aprenda como fazer em casa a manobra


A Manobra de Heimlich – principal técnica de primeiros socorros para asfixia – seja em adultos, crianças, bebês ou até sozinha

 

*Vire o bebê de costas para você, inclinando a cabeça do bebê um pouco para baixo, sempre apoiado sobre suas coxas.

 

*Bata entre as escápulas (um osso grande, par e chato, localizado na parte superior do tórax) com a parte hipotênar da sua mão – a base da sua mão, também chamada de “calcanhar”, próxima ao pulso.

 

*Realize esse movimento cinco vezes para desobstruir as vias aéreas.

 

*Caso o bebê permaneça engasgado, vire-o de frente pra você e realize a Manobra de Heimlich usando os dedos médio e indicador e repedindo o movimento cinco vezes.

 

*Repita esse ciclo até o bebê expelir o alimento.

Fonte: Portal Agora no Vale


Fale Conosco

Av. seu Endereço Alegrete-Rs
(55) 99217-4388 | (55) 99217-4388 | (55) 99217-4388
romariohorti@hotmail.com