Tempo

Tempo no estado para este Domingo

Publicado dia 14/12/2019 às 21h13min | Atualizado dia 14/12/2019 às 21h17min
Mudança no tempo trás chuvas a Alegrete
A passagem de uma frente fria reforçada por umidade proveniente da Amazônia deverá provocar tempestades com alto volume de chuva, fortes rajadas de vento e risco de queda de granizo.
 
Boletim do 8º Distrito de Meteorologia indica as regiões da Campanha, Centro, Missões, Sul e Sudestecomo as mais afetadas pela instabilidade do final de semana, com possibilidade de rajadas de vento de até 100 km/h. O horário de maior atenção vai do começo do dia até o final da manhã.
 
O meteorologista Jonas Ribeiro, da Somar Meteorologia, explica que a razão do tempo severo é a combinação da frente fria com o deslocamento do jato de vento que traz umidade da Amazônia mais para o sul. Até os últimos dias, essa espécie de corredor atmosférico estava mais direcionada para o Centro-Oeste e o Sudeste – o que vinha provocando chuvaradas nessas regiões.
 
- Essa combinação da frente fria com a umidade amazônica deve provocar muitas instabilidades, começando pelo Sul e se dirigindo para o Norte. Pode haver transtornos à população - avisa Ribeiro.
 
Na Fronteira Oeste e na Campanha, a chuva pode alcançar cerca de 50 milímetros apenas no domingo. Isso equivale a cerca de um terço da precipitação esperada no mês para São Borja (151 milímetros), por exemplo, ou quase a metade da média histórica de dezembro em Uruguaiana (127 milímetros).
 
Embora os maiores riscos estejam previstos para a Metade Sul, a Somar também informa possibilidade de queda de granizo na Região Metropolitana e na Serra. Como há risco de ventania, granizo e queda de raios em diferentes regiões, é prudente evitar a permanência em lugares abertos durante o domingo.
 
Conforme a frente fria avança rumo a Santa Catarina e Paraná, o tempo deve voltar a ficar firme entre o domingo e a segunda-feira. No começo da semana, a instabilidade deve se concentrar na faixa mais ao norte do Estado. No restante do Rio Grande do Sul, a expectativa é de retorno do sol e temperaturas um pouco mais amenas, abaixo dos 30ºC pelo menos até terça ou quarta-feira.
Com imagem de satélite do site ClimaTemp
Fonte: Rafael Nemitz

ÚLTIMAS Notícias



Fale Conosco

Av. seu Endereço Alegrete-Rs
(55) 99217-4388 | (55) 99217-4388 | (55) 99217-4388
romariohorti@hotmail.com