Home / Destaque / Saúde recebe habilitação para implantação da segunda equipe do Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica
Joy Buteco

Saúde recebe habilitação para implantação da segunda equipe do Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica

A Prefeitura de Alegrete, através da Secretaria de Saúde, recebeu credenciamento e incentivo para a implantação da segunda equipe do Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica (NASF AB I), totalizando um repasse mensal de R$ 40.000,00.

O Núcleo Ampliado de Saúde na Família é composto por equipes multiprofissionais que atuam junto às equipes das Estratégias de Saúde da Família (ESF), ampliando os serviços prestados nessas unidades.  A composição de cada um dos NASF AB é definida pelo gestor de saúde municipal, seguindo os critérios de prioridade identificados a partir dos dados epidemiológicos, das necessidades locais e das equipes de saúde que serão apoiadas.

Em Alegrete, com esta nova habilitação, o NASF estará abrangendo as 18 Estratégias de Saúde da Família (ESF’s) na zona urbana, com o apoio de 20 profissionais como assistentes sociais, psicólogos, fisioterapeutas, nutricionistas e médicos especialistas como Ginecologistas/Obstetras e Pediatras.

“O NASF realiza um complementação dos atendimentos feitos pela ESF. É através daquele que conseguimos ampliar o atendimento e facilitar o acesso da população a alguns serviços especializados.”, destaca o Secretário de Saúde José Fábio Pereira.

Esta atuação integrada permite realizar discussões de casos clínicos, possibilita o atendimento compartilhado entre profissionais tanto na Unidade de Saúde como nas visitas domiciliares, permite a construção conjunta de projetos terapêuticos, ampliando e qualificando as intervenções em saúde. Essas ações também podem ser intersetoriais, com ações de prevenção e promoção da saúde.

Sobre touthdwp

Veja Também

Segunda-feira tem alerta de temporal no Rio Grande do Sul

Metade norte do RS, incluindo a Região Metropolitana, deve ter tempo instável, com chuva ao ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *